quinta-feira, 3 de março de 2011

Palavras que invocam o RESPEITO pelo MAGUARY!!!

Entrevistado por um hotsite do Fortaleza o escritor e pesquisador Airton Fontenele, que torce há 50 anos pelo Leão, demonstrou o quanto grande é o Sport Club Maguary. Aos 82 anos, esse ilustre Tricolor é conhecido como “A Enciclopédia do Futebol Cearense”. Ele já recebeu honrarias de grandes nomes do futebol mundial como João Havelange, Pelé, João Saldanha, entre outros. Todas as honrarias estão em sua residência, onde Airton Fontenele possui um museu com vários livros e anotações sobre futebol.

Segue abaixo os detalhes da entrevista onde Airton citou o Maguary, para ler a mesma na integra acesse: http://www.fortalezaec.net/2009/Entrevistas.aspx?id=f1eadb0445014dd9825128b26751f5d7

Site Oficial: Como o senhor começou a torcer pelo Fortaleza?
Airton Fontenele: Na verdade, eu torcia pelos times em que meu irmão jogava. Então, eu comecei a torcer pelo Maguary, onde ele jogava segunda e quarta. O time do Maguary era tão bom, que meu irmão, que era um excelente jogador, fazia parte de um grupo de jogos do segundo time. E eu passei a admirar o Maguary, que tinha um timaço, a partir de 1939. Depois eu torcia pelos times que meu irmão jogava, onde ele se destacou. Ele foi destaque no Peñarol em duas fases. Eu inclusive joguei no Peñarol, mas não jogava bem não! Quem jogava bem mesmo era meu irmão. Então, meu irmão saiu do Peñarol e foi pro América, em 1942. Depois, em 43 e 44, ele esteve no Fortaleza, aí teve adoentado e servindo ao exército, até que ele foi pro Gentilândia, em 49, onde foi jogador, técnico e presidente. Teve até um jogo, quando ele já era presidente, que um jogador teve que ser substituído e ele entrou para bater um pênalti. Um esportista da época disse que o pênalti era tão importante que deveria ser batido pelo presidente do clube. Até que em 1960, eu decidi torcer pelo Fortaleza.

Site Oficial: Até meados da década de 50, o Fortaleza era a quarta torcida do estado, atrás do Ceará, do Maguary e até mesmo do Ferroviário. Como era para o Fortaleza dividir a atenção com esses três times, já que hoje ele divide principalmente com o Ceará?
Airton Fontenele: Na verdade, na época os grandes times daqui eram: o Ceará, o Maguary, o Fortaleza e só depois o Ferroviário. Naquele tempo, a torcida foi dividida. Acho que 70% da torcida do Maguary, depois de 45, bandeou para o Fortaleza. Foi aí que o Fortaleza cresceu.
Site Oficial: Qual time do passado faz mais falta no futebol cearense hoje em dia?
Airton Fontenele: O Maguary seria um time de boa presença no futebol atual. Era o time dos príncipes. Eu acompanhei muito o futebol cearense nos anos de 39 e 40, principalmente nessa faixa inicial, que eu ia a quase todos os jogos, inclusive da seleção cearense.

Nesse pequeno trecho de entrevista de uma pessoa muito influente em Fortaleza, podemos ver o quanto o Maguary foi grande em decadas passadas, e isso está em nossas mãos agora povo do MTDF, vamos juntos fazer com que as palavras desse ilustre torcedor do Fortaleza, se tornem realidades novamente.

Crédito: Luca Laprovitera, Lauro Pimentel e Glaydson Galeno. Apoio de Gustavo Sá. Entrevista realizado em 16/01/2010.
Site: http://www.fortalezaec.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário