sexta-feira, 24 de junho de 2011

87 anos de uma linda história....

O Sport Club MAGUARY é um patrimônio imaterial do povo cearense e hoje, 24 de Junho, completa exatos 87 ANOS de fundação. Parabéns a todos que fizeram ou fazem parte da bela história do Maguary.

A história de uma época e de várias gerações da nossa cidade passou pela sede antiga do querido Sport Club Maguary. Lá, vidas foram vividas e muitas modificadas, através dos relacionamentos sociais e até mesmo de namoros que se transformaram em casamentos, criando as bases para a existência de muitas famílias da atual sociedade cearense.
No Maguary os jovens freqüentavam as memoráveis ‘tertúlias’ e os ‘bailes de carnaval’, além de praticarem esportes como a natação, o tênis, o basquete e especialmente o futebol.
O chamado “Clube dos Príncipes” foi uma das mais tradicionais e simpáticas agremiações diversionais de Fortaleza, tendo sido fundado em 24 de junho de 1924, hoje completando exatos 87 anos. O clube iniciou suas atividades como ‘clube de futebol’ no antigo Alagadiço, hoje bairro São Gerardo e proporcionou momentos inesquecíveis de alegria e emoção ao competir com as principais entidades desportivas da época: Ceará, Fortaleza, Ferroviário e América.
O Maguary foi quatro vezes campeão cearense na primeira divisão do futebol, além de sete vezes vice-campeão no Estado (1928, 1930, 1932, 1935, 1937, 1938 e 1945), mantendo uma marca invejável: 4º lugar do ‘Ranking do Futebol Cearense’ de todos os tempos (considerando campeões e vices, segundo o jornal Folha de São Paulo, edição de 23-12-2007, página D6 – Esporte).
O Maguary nasceu para ser campeão! No antigo Campo do Prado (1929 e 1936), no Estádio Presidente Vargas (bi-campeão 1943 e 1944) e no Estádio Plácido Castelo, tendo se consagrado como o ‘primeiro campeão do Castelão’ quando venceu ao América em 02-12-1973, na final do ‘Torneio Breno Vitoriano’, competição organizada para comemorar a inauguração do Gigante da Boa Vista, que será uma das sedes da Copa de 2014.
A ‘Equipe Cintanegrina’, como também é chamada, foi uma das fundadoras da atual Federação Cearense de Futebol, ainda na fase da ADC (Associação Desportiva Cearense) quando foi requerido o registro legal da Instituição (29-01-1936) que funcionava na informalidade, tudo conforme consta das páginas 115/116 do livro “Futebol Cearense: Um século de história – 1902 a 2002” de autoria do pesquisador e escritor Alberto Damasceno.
O Maguary chegou a ter a segunda torcida cearense e, além do time de futebol, era um Clube Social com forte presença na nossa sociedade. Sua marca está alicerçada na emoção, no carisma e na paixão que suas cores sempre fermentaram. Sócrates, o grande filósofo grego, dizia que “só morremos quando somos esquecidos”, razão porque o Maguary nunca morreu nos corações e mentes de tantos que ajudaram a construir a sua glória ou dela tomaram conhecimento, através de matérias de jornais, revistas, livros, artigos da internet e programas de rádio ou TV.
Sua segunda sede localizava-se no então bucólico e aristocrático bairro do Benfica, na Avenida Visconde de Cauipe, Nº 2081, hoje Avenida da Universidade. Foi quando Waldir Diogo de Siqueira, Mário de Alencar Gadelha, Egberto de Paula Rodrigues, aliados a um grupo de amigos, transformaram o antigo clube numa agremiação elegante, com sua nova sede social inaugurada em 20 de abril de 1946, erigida em uma quadra localizada na Rua Barão do Rio Branco, Nº 2955.
A construção dessa simpática e aconchegante sede foi assinada pelo famoso arquiteto Sylvio Jaguaribe Ekman, o mesmo construtor do Ideal, outro Clube tradicional de Fortaleza. Ali, no Maguary de outrora, praticava-se o esporte amador e ocorriam atividades festivas que marcaram a vida da cidade, principalmente nos alegres ‘Anos Dourados’, na década de 50, com seu entusiasmo prolongando-se pelos anos seguintes. Muitas de suas animadas festas carnavalescas terminavam às dez horas da manhã seguinte, acontecimentos inusitados para a então pequena Fortaleza com seus 213 mil habitantes.
Entre outros nomes que marcaram aqueles tempos de pujança social do clube ‘cintanegrino’, como carinhosamente era também chamado o Maguary, são sempre lembrados: Raimundo de Alencar Pinto, Lauro Maciel, Remo Figueiredo, Mário de Alencar Araripe, Américo Barreira, Lúcio Bonfim, Afonso Deusimar, Mauro Jander Braga de Sousa, Francisco Irajá Vasconcelos, Mauro Botelho, Walfrido Monteiro, o jornalista João Clímaco Bezerra; a família Mesquita, representada por Aldo Mesquita, Kerginaldo Mesquita, Valdo Mesquita e Heraldo Mesquita; Waldir Diogo de Siqueira Filho, Vicente de Souza e muitos outros.

Entre a sua brilhante equipe de tenistas, contava o clube com os irmãos Reno Figueiredo e Viena Maria Figueiredo Ponce de Leão, filhos do diretor Narcílio Bezerra Figueiredo, campeões brasileiros de tênis, o primeiro chegou a conquistar a Taça Davis. Viena Ponce de Leão é a esposa de Antônio Ponce de Leão Filho, outro baluarte deste esporte. Outros nomes destacaram-se nas quadras do Maguary: Henrique de Oliveira; os filhos do diretor Luciano Granjeiro, Lício e Lucy Granjeiro; Stélio Ribeiro do Vale e seu irmão Stênio Ribeiro do Vale.
Eventos de toda ordem moviam a cidade para o endereço do Maguary. Médicos, jornalistas, empresários, músicos, advogados, desportistas, engenheiros, artistas do teatro, rádio e TV, além de autoridades de todos os poderes, lá se encontravam para discutir assuntos profissionais, enquanto suas famílias desfrutavam o saudável ambiente de lazer.
Comemorações memoráveis ocorreram no Maguary. O mundo da televisão e do rádio para lá se dirigia nos momentos de descanso, quando era avaliada a rica experiência da época de ouro da radiofonia cearense e especialmente os primeiros passos da televisão no estado, representado pela iniciativa do querido e saudoso Canal 2, emissora do Grupo Associados.

Falando em televisão Associada, importante lembrar um momento mágico que até hoje enche de orgulho o povo cearense. A Miss Maguary Emília Correia Lima, eleita em 1955, foi também eleita ‘Miss Ceará’ e posteriormente ‘Miss Brasil’, a segunda escolhida em concurso nacional promovido pelos Diários Associados, recebendo a faixa da baiana Martha Rocha. O ‘Clube dos Príncipes’, como sempre foi chamado, ganhou, pois, sua ‘princesa’, eleita em concurso de beleza nacional e que representou a mulher brasileira, destacando-se no concurso de beleza internacional em Long Beach, Califórnia (EUA), por seus traços clássicos e postura discreta.

O Sport Club Maguary, fundado em 24-06-1924, voltou ao futebol profissional em 2009, como clube-empresa. Tem uma parceria de co-gestão com o site MTDF (Meu Time de Futebol) e voltará a ‘mandar seus jogos’ no novo Estádio Presidente Vargas (PV), recém reformado pela Prefeitura de Fortaleza.

A volta do Maguary ao querido PV, agora muito mais bonito, confortável e seguro, representa o regresso ao mesmo local onde tinha se sagrado bi-campeão cearense de 1943/44, além do vice-campeonato de 1945. Cabe relembrar que dois outros títulos da 1ª Divisão foram também conquistados pelo ‘Clube dos Príncipes’, sendo estes no vizinho ‘Campo do Prado’ nos anos de 1929 e 1936.

Nosso compromisso, os que fazemos o Maguary de hoje, é cuidar do clube e sua história, preservando este verdadeiro patrimônio imaterial do povo cearense para as futuras gerações, bem como lutando para ver preservada, através de tombamento municipal, a antiga e bela sede do Maguary, localizada na Rua Barão do Rio Branco, Nº 2955, razão pela qual o Clube entrou com pedido de tombamento administrativo junto ao Município de Fortaleza, ação protocolada em 11 de Julho de 2009.

Cabe destacar que a antiga sede foi inaugurada em 20 de abril de 1946 e até hoje mantém suas características iniciais. Além do seu inestimável valor histórico, suas linhas arquitetônicas demonstram, ainda, um grande valor artístico, obra do arquiteto Sylvio Jaguaribe Ekman, o mesmo construtor do Ideal Clube, que segundo informação contou com o apoio de outro respeitado arquiteto da época, no caso José Barros Maia, o Mainha.

Nós que hoje fazemos parte dessa restruturação do Sport Club Maguary e fazemos um trabalho diário, árduo, voluntário e muito prazeroso, muita vezes no tardar da madrugada, parabenizamos e agradecemos ao Sport Club Maguary e sua existência, porque apenas quem é sabe o que é torcer pelo Maguary. 

PARABÉNS SPORT CLUB MAGUARY PELOS 87 ANOS DE TRADIÇÃO E GLÓRIA.

Crédito: Palavras do Presidente Aguiar Jr.

2 comentários:

  1. PARABÉNSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS A ESSE TIME TÃO QUERIADO QUE AMO DE PAIXÃO,ESTAMOS TOCENDO POR VCS, POIS JA FAZEMOS PARTI DESTA FAMILIA MAGUARYENSE.



    ATENCIOSAMENTE


    ATLETAS DO MAGUARY FUTBOL CLUBE DE VASSOURAS-TAPERUABA.

    ResponderExcluir
  2. E quê LINDA HISTÓRIA! Linda MESMO!
    MAGUARY... Rumo a novas conquistas,
    Rumo a primeira divisão,
    Rumo ao quinto título,
    De um grande vencedor.
    Raimundo Júnior.

    ResponderExcluir